HÁ MAIS DE 25 ANOS NO MERCADO
benefícios do piso elevado

Quais os benefícios do piso elevado?

Ao construir ou reformar buscamos sempre as melhores alternativas para tornarem todo o processo mais fácil e prático tanto durante quanto após o término do serviço. Atualmente no quesito reforma e construção, o sinônimo de praticidade é piso elevado. Devido aos benefícios claros desse tipo de piso em relação aos pisos comuns, cada vez tem se tornado mais comum encontrar o piso elevado em diferentes ambientes.

 

CONHEÇAS AS VANTAGENS DE UTILIZAR PISO ELEVADO EM SEUS PROJETOS

Os pisos elevados têm sido usados cada vez mais em ambientes corporativos. Por unirem flexibilidade, simplicidade de manutenção e opções de design, eles apresentam uma alternativa prática aos pisos tradicionais.

Para quem está planejando ou já está no processo de remodelar um ambiente corporativo, um projeto levando em consideração as necessidades a serem atendidas pelo piso elevado é essencial. Com o planejamento certo, é garantido que o piso vai trazer não apenas o visual ideal, mas também ajudar na cobertura de tubulações, fiações e outros subsistemas necessários à otimização do ambiente.

Caso tenha interesse em saber mais a respeito do piso elevado, leia aqui no nosso artigo as principais vantagens de utilizá-lo em seus projetos. Confira agora mesmo!

 

INSTALAÇÃO RÁPIDA

Uma das grandes vantagens do uso do piso elevado em um projeto é a rapidez da instalação. Embora o tempo médio necessário para a colocação de cada um dependa do tipo de material utilizado, esse tempo ainda é menor se comparado ao dos tradicionais.

Antes de mais nada, é necessário fazer um projeto. Esse projeto deve levar em consideração não apenas as preferências estéticas do cliente, mas também as principais necessidades práticas a serem supridas pelo piso.

Com a automatização cada vez mais presente nos ambientes corporativos, é comum a necessidade de vários cabos ligando e interligando máquinas. Além desses cabos, os sistemas de controle de temperatura e passagem da água exigem canos, tubos e outros subsistemas que contribuem para o melhor funcionamento do ambiente.

Esses apetrechos ocupam espaço e dificilmente são integrados de maneira harmoniosa com a decoração. Devido aos vãos criados pelos pedestais, o piso elevado oferece uma opção prática para incorporar esses subsistemas sem prejudicar a arquitetura ou decoração do ambiente.

Após feito o projeto levando em conta os requisitos necessários, a instalação do piso elevado é relativamente rápida. Por ter suas peças encaixadas em cima de pedestais colocados na superfície, esse tipo de material dispensa o assentamento com argamassa necessário na instalação de pisos comuns.

 

MOBILIDADE E REAPROVEITAMENTO

Versátil, o piso elevado pode ser colocado em cima de uma superfície já existente, a qual servirá de apoio para os pedestais. O fato de serem peças modulares que são apenas encaixadas em cima dos pedestais faz com que o ele também acabe sendo de fácil remoção. Isso permite com que as peças sejam reaproveitadas em outros ambientes.

Dessa maneira, você consegue sempre renovar ainda mais os ambientes sem ter que gastar com novos acabamentos. Isso valoriza, e muito, o seu projeto.

 

PRATICIDADE

Uma das maiores vantagens do piso elevado é a possibilidade que ele cria para as passagens de fios e outras instalações necessárias ao melhor funcionamento do ambiente corporativo.

A altura desses vãos deve ser calculada de acordo com a estrutura de subsistemas a serem cobertas pelo piso, ou seja, o espaço ocupado pelos tubos, fios, cabos, entre outros.

O que torna o piso elevado ainda mais prático para o ambiente corporativo é a facilidade que ele oferece para a inspeção de cabos e tubulações. Como ele é constituído por peças modulares, essas podem ser retiradas uma a uma, tornando possível que o técnico tenha acesso a determinados setores dos subsistemas sem precisar quebrar ou danificar estruturas.

 

PROPRIEDADES

Devido à força dos pedestais, a estrutura dos pisos elevados apresenta grande resistência e suporta grandes cargas. Porém, para garantir a integridade do piso, é necessário um cuidado maior com o acabamento escolhido para a superfície.

Embora esse tipo de material suporte cargas pesadas, um acabamento mais sensível, como o porcelanato, pode não aguentar o peso e sofrer rachaduras. Por isso, ao realizar a escolha é essencial que se leve em consideração as necessidades de cada ambiente. Cada material possui diferentes propriedades que vão além do valor estético.

Emborrachamento, impermeabilidade, isolamento acústico e térmico e facilidade de manutenção são algumas das propriedades que variam de acabamento para acabamento e por isso tornam alguns mais adequados para certos ambientes do que para outros.

Em salas de reunião, por exemplo, o isolamento acústico é tão importante quanto o aspecto visual. Por esse motivo, muitas empresas acabam optando pelo carpete, o qual, além de oferecer isolamento acústico e térmico, contribui para uma estética moderna

Para ambientes internos corporativos, existem também como opções de acabamentos a madeira, o granito, o mármore e o vinílico, dependendo da estética desejada para o projeto.

Como cada material possui propriedades distintas, consulte antes informações a respeito de cada um, como a forma de instalação, forma de manutenção e resistência a cargas antes de tomar uma decisão.

 

OPÇÕES DE MATERIAIS

Os pisos elevados oferecem diversas opções, e podem ser encontradas em materiais como o gesso, o concreto e o aço. O tipo de piso elevado mais tradicional hoje em dia é o de placas de aço com preenchimento de concreto celular.

Algumas das propriedades que variam de um tipo de piso para outro são a massa, a capacidade e a forma de regular a altura e os encaixes. Os principais tipos disponíveis hoje no mercado são os pisos elevados metálicos, os termoplásticos, os monolíticos e os minerais.

Enquanto os termoplásticos são caracterizados pela leveza dos módulos e, consequentemente, a facilidade de instalação e remoção de peças, os metálicos apresentam a vantagem de terem uma altura dos pedestais reguláveis. Ao poderem ser regulados, os pedestais possibilitam o nivelamento do piso mesmo quando o substrato apresenta desnivelamentos.

Já os pisos elevados minerais, por serem instalados a seco, dispensam o tempo de secagem necessário a outras opções. O que é uma vantagem em relação aos demais.

Por fim, os pisos elevados apresentam muitos benefícios para o ambiente corporativo, da flexibilidade à cobertura de subsistemas. Com diferentes opções no mercado, é possível criar um projeto que alia a estética certa com as propriedades necessárias para garantir a otimização do ambiente.

Dessa forma, com o projeto certo, o piso elevado não vai apenas garantir o melhor funcionamento do ambiente corporativo, como também oferecer design e o visual certo para cada espaço.

 

Fonte: https://blog.marelli.com.br/pt/conhecas-as-vantagens-de-utilizar-piso-elevado-em-seus-projetos/

About pisoflex

Sem Comentários

Leave a Comment